Ipumirim
Segundo o IBGE, o território foi habitado desde a proto-história, conforme comprovam a existência de sítios arqueológicos, reconhecidos e cadastrados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Documentos históricos físicos como cerâmicas e artefatos em pedra comprovam que o território foi habitado por indígenas.
Nos primeiros anos do século XX, o território às margens do Rio Irani era habitado por famílias caboclas. Os caboclos freqüentemente iam a Irani atraídos pela fama e poderes espirituais do monge Maria.
No ano de l925, a Empresa Colonizadora Eberle-Mosele Ahrons & Cia., adquiriu da Companhia Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande – Brasil Development e Colonization Company, uma área de terra de mais ou menos 5.500 colônias de 10 alqueires a fim de fundar a cidade de Concórdia e colonizar essas terras. Naquela época, esta zona pertencia ao município de Limeira, mais tarde, Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba. Depois, com estas colônias, a Empresa Colonizadora iniciou, no mesmo ano, a colonização com colonos vindos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, e alguns do próprio Estado de Santa Catarina, vindos de serra abaixo, como costumam dizer. Iniciou a Empresa com a abertura da estrada de Marcelino Ramos – RS, até a sede da colônia. Sertão a dentro, estradas e picadões foram feitos, a fim de dar entrada às famílias dos colonos a diversos lugarejos que estavam reservados para a sede, e para entusiasmar os compradores e facilitar a venda das colônias. Os lugarejos com nome de sede eram Pipoca, hoje Arabutã; Engenho Velho; Alto Alegre, hoje Presidente Kennedy; Cascalho; Nova Estrela e Sertãozinho.
Em 1928, a Empresa queria formar uma sede à margem do Rio Engano, a 30 quilômetros de Concórdia, mas não havia estrada e sim um picadão, levavam um dia a cavalo para se chegar a futura sede.
Em l928, teve início a colonização oficial patrocinada pela Sociedade Territorial Mosele – Eberle – Ahrons & Cia Ltda. Com a chegada das primeiras famílias descendentes de imigrantes italianos, oriundas do Rio Grande do Sul. Às margens do Rio Engano fundaram a Sede Harmonia. Adiante ll quilômetros, Sede Bonito aproxima geograficamente os “italianos gaúchos” remanescentes caboclos após o fim da Guerra do Contestado. Em l938, Harmonia foi elevada a categoria de Distrito do município de Concórdia.
Com o passar dos tempos, formaram um núcleo familiar recebendo o nome de Harmonia, e este foi crescendo, desenvolvendo-se, e mais tarde passou a chamar-se Rio Branco e finalmente, em l946, passou a ser chamado Ipumirim, que perdura até hoje. Ipumirim deriva-se da língua tupi-guarani, que significa Vale Pequeno, nome este dado por existir um riacho nas imediações de perímetro urbano da cidade. Ipumirim foi por muitos anos, distrito de Concórdia.
A emancipação de Ipumirim iniciou com o Projeto de Resolução nº 02/63, aprovado em 23.03.63 pela maioria de votos, e na data de 29.03.63, através da Lei nº 877, finalmente consolidou-se a criação definitiva do município de Ipumirim, sendo instalado no dia 07 de abril de l963.
Fonte: http://gg.gg/hipumirim
Publicações Legais
EDITAIS
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL MUNICIPAL
EDITAIS
Assembleia Geral Municipal Ordinaria
EDITAIS
Edital de Convocação Delegados Congresso
1. Eleger representantes Delegados para o III Congresso do SSMCR que será realizado nos dias 06 e 07 de julho do corrente ano.
EDITAIS
EDITAL DE CONVOCAÇÃO 003/2021 ASSEMBLEIA GERAL MUNICIPAL ORDINÁRIA
Edital Anexo.
Downloads
Informativo
MANIFESTAÇÃO SOBRE O OFÍCIO-CIRCULAR Nº001/2025 DO MUNICÍPIO DE IPUMIRIM
Acordos Coletivos
Social
Acordo Coletivo 2023/2024
Acordo Anexo.
Social
Acordo Coletivo 2022/2023
Acordo Anexo.
Social
Acordo Coletivo 2021/2022
Acordo Anexo.
Social
Acordo Coletivo 2019/2020
Acordo Anexo.
Convênios
Geral
Saúde
Coordenação de Ipumirim
Janaina Tironi
Coordenadora Municipal de Ipumirim
Ione Farina
Secretária da Coordenação Municipal de Ipumirim
Liliana Marquesi
Coordenadora de Organização Sindical de Ipumirim