NOSSA HISTÓRIA

No dia 28 de agosto de 1987, representantes de várias secretarias municipais começaram a construir o nosso sindicato, criando a Associação dos Servidores do município. Constituiu-se uma comissão provisória que ficou responsável pelas inscrições de funcionários e pela elaboração do modelo de estatuto para ser debatido em assembleia. No dia 30 de outubro de 1987, no ginásio Tancredo Neves em Concórdia, foi realizada a assembleia de fundação da Associação dos Servidores do Município de Concórdia com diversos servidores do município, com o objetivo de discutir e aprovar o estatuto da futura entidade.

Por que não criar logo um sindicato? Porque o regime anterior à Constituição de 1988 não assegurava aos servidores públicos o direito de associação sindical (CLT, art. 566), apenas o direito de constituir associações profissionais de natureza civil, ou seja, só a partir desta Constituição que os servidores públicos federais, estaduais e municipais tiveram o direito de se organizar em sindicato, conforme o artigo 37 da constituição federal:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

Em 28 de janeiro de 1989, no subsolo da administração municipal, foi realizada a assembleia para alterar a função de Associação dos Servidores para Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia. Neste dia foi lido e aprovado o estatuto da entidade e após realizada a eleição da primeira direção do Sindicato, tendo como presidente Jair de Rezende. Fato que vale destacar é que a maioria dos dirigentes desta primeira direção foram "demitidos", por não terem estabilidade ou tempo de serviço, estes tiveram que contratar um advogado e entrar com ação judicial para serem reintegrados. O presidente da época Jair Rezende foi demitido por várias vezes pela Administração, sendo reconduzido ao cargo por via judicial.

Desde então, o Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia e suas direções vem defendendo os direitos dos trabalhadores municipais. Diante de pedidos de ajuda de trabalhadores municipais da região, inclusive, com abaixo assinado dos trabalhadores do Município de Irani, que solicitaram que o sindicato os representasse, uma vez que, seus direitos estavam sendo retirados. Diante destas e de outras reinvindicações é que a Direção do Sindicato, no dia 10 de agosto de 2013, através de assembleia com os sindicalizados do município de Concórdia e servidores dos municípios da região, aprovaram a alteração do estatuto permitindo a regionalização do Sindicato, passando a partir desse dia a denominar-se Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia e Região - SSMCR, abrangendo mais treze municípios (Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Ipira, Ipumirim, Irani, Lindóia do Sul, Jaborá, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco e Xavantina).

A direção eleita no ano de 2017, conta atualmente com três dirigentes liberados e uma funcionária de limpeza. Possuí três salas próprias, dois automóveis e conta com aproximadamente mil e quatrocentos sindicalizados em seis municípios da região.

Uma busca constante é de melhorar a comunicação com a base por meio de visitas nos locais de trabalho realizadas pelos dirigentes liberados e também através de informações repassadas aos demais dirigentes de Concórdia e da região. Realiza a entrega de informativos, promove assembleias e reuniões de setor com todas as categorias, com o intuito de ouvir e discutir com os trabalhadores as suas reivindicações.

O Sindicato dispõe da Assessoria Jurídica do escritório Guaresi & Milléo Advogados Associados para defender e atender os interesses do sindicato e seus sindicalizados, prestando todas as orientações jurídicas de forma gratuita na defesa de processos administrativos. Conta também com uma Assessoria de Comunicação — TACO Digital, que auxilia na divulgação das atividades do Sindicato para a base e para a sociedade. O site passou por uma reestruturação para melhor atender os trabalhadores, aumentando a transparência sobre as ações sindicais, onde disponibiliza: o estatuto da entidade, cartilhas de orientações, leis, fichas de filiação e desfiliação, editais, prestação de contas anual, notícias, enfim, melhorando a comunicação entre os servidores e a direção do SSMCR. As redes sociais são utilizadas como um canal de comunicação rápido para abranger os sindicalizados de todos os municípios através da fanpage (facebook) e a criação de grupos de Whatsapp. Por fim, foi adquirido um novo programa de cadastro de sindicalizados, que permite enviar (mailing) e-mails a todos os trabalhadores que mantém seu cadastro atualizado.

É disponibilizado aos sindicalizados convênios no comércio local e nos demais municípios da abrangência do SSMCR. O principal convênio é o odontológico com a Administração Municipal de Concórdia, com atendimento aos sindicalizados e seus dependentes. Disponibiliza também o tratamento de endodontia (tratamento de canal), que se estende a toda região. As coordenações municipais estão iniciando a busca por novos convênios.

Com a regionalização e a mudança do estatuto foi instituído o CORESBASE (Conselho dos Representantes Sindicais de Base) que é uma instância municipal de consulta e encaminhamento das atividades sindicais. Diante disso, busca-se conscientizar os trabalhadores sobre a importância dos locais de trabalho estarem organizados e com seus representantes para agilizar a comunicação e a resolutividade junto a direção do SSMCR.

 

ORGANIZAÇÃO DO SSMCR

A partir da regionalização iniciou a organização das coordenações municipais, sendo a primeira coordenação eleita no Município de Irani, constituída em 30 de novembro de 2013, município o qual, possui atualmente, 116 sindicalizados.

  • O segundo Município a ter a coordenação eleita foi Alto Bela Vista em 25 de março de 2014, atualmente com 41 sindicalizados.
  • Lindóia do Sul elegeu a coordenação municipal em 07 de outubro de 2014, atualmente com 35 sindicalizados.
  • No município de Ipumirim a coordenação foi eleita em 15 de maio de 2015, atualmente com 67 sindicalizados.
  • O município de Arabutã iniciou a organização da base no ano de 2019, e atualmente conta com 15 sindicalizados.

A direção do sindicato procura atender todos os municípios da  base, bem como, conscientizar da importância do sindicato para um serviço público de qualidade e na defesa dos direitos trabalhistas.

"Somente com a união e organização da classe, haverá o fortalecimento e avanços na defesa do trabalhador".

Concórdia, 15 de março de 2023.