Ipira

   A colonização de Ipira é uma das mais antigas do Vale do Rio do Peixe e foi marcada com a vinda de colonos de vários lugares do RS. Pesquisas realizadas constatam que no ano de 1890, chegaram a Esteves Júnior, interior de Ipira, colonos de origem cabocla vindos de São Borja e         Vacaria – RS. Em 1909 chegam mais colonos vindos de Montenegro – RS, Manoel de Oliveira instalou-se às margens do Rio Peixe, hoje Linha Oliveira. Joaquim Pinto Matheus fez residência em linha dos Pintos, o qual também deu origem ao nome da localidade. Antunes de Sá instalou-se na cabeceira do Arroio Capela, hoje Capelinha. A região, a partir de então, denominou-se “Colônia do Rio do Peixe”. As dificuldades no início eram enormes, principalmente para o abastecimento de mercadorias que eram adquiridas em Passo Fundo – RS, resultando em 15 dias de viagem a cavalo.

    A sede de Ipira teve como pioneiro Antônio Ko Freitag que, em 1913, adquiriu uma gleba (terras cultiváveis) da companhia de Estradas de Ferro – São Paulo/RS.

      Estas terras foram vendidas aos colonos que chegaram de Montenegro, RS, fundando assim a “Colônia Rio do Peixe”. Entre 1915 e 1917, chegaram aqui, vindos de RS outras famílias.

      No ano de 1924, Ipira passou a ser Distrito, pertencendo então ao município de Cruzeiro, hoje Joaçaba. Dez anos mais tarde, 1934, o Distrito passou a pertencer a Concórdia e em 1938 passou a pertencer a Campos Novos. Não bastando estas mudanças no ano de 1949, Ipira passou por outra mudança, desta vez pertencendo a Piratuba.

   Em 1962, no município vizinho de Peritiba, aconteciam transformações, queriam sua emancipação política, cogitavam de que Ipira passaria a pertencer a Peritiba. Alguns ipirenses indignados, reuniram-se organizando um movimento para que Ipira também se tornasse um município.

Fonte: http://gg.gg/hipira

Ipira