Jaborá

   Jaborá, antes Lageado Bonito e Rio Bonito, era sertão de onças e gente selvagem, nada de estradas, apenas “piques”.

   Em1917 é que chegaram os primeiros colonizadores, que com bravura, construíram a primeira vila, cujo nome foi “Romerê”. Posteriormente foi fundado o povoado de São Roque. As primeiras famílias que aqui aportaram, foram de colonos de origem Italiana, oriundos da região da Serra Gaúcha, em geral filhos de imigrantes italianos, motivados pela fertilidade da terra e dos imensos pinheirais de “araucárias” que cobria a região. Outro fator foi a intensa propaganda das Companhias de Colonização.

   Chega em 1920 a primeira serraria hidráulica trazida do Rio Grande do Sul e arrastada por bois através das matas do Rio Rancho Grande, numa iniciativa dos Irmãos Poyer.

   Em 1922 foi construída a primeira capela São Roque, de madeira beneficiada e inaugurada em 1923 com grandes festividades, estava localizada na Praça Batista Poyer.

   Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto nº 941, foi criado o Distrito de Jaborá, com sede no povoado de São Roque. No dia 20 de junho de 1963, pela Lei nº 03/63, foi aprovada pela Câmara de Joaçaba a criação do Município de Jaborá, a qual se concretizou em 11 de setembro de 1963, sendo instalado em 29 de dezembro do mesmo ano.

    A denominação do Município tem sua origem desde 1943 e deriva do idioma Tupi-Guarani e significa “Aquele que Faz”.

  (Informações extraídas da obra do pesquisador e historiador Prof. José Maria Bordin e da Lei Orgânica do Município).

Jaborá

Publicações Legais

EDITAIS

Edital de Convocação Delegados Congresso

1.      Eleger representantes Delegados para o III Congresso do SSMCR que será realizado nos dias 06 e 07 de julho do corrente ano.

Coordenação de Jaborá

Ediana Rigo de Paula

Ediana Rigo de Paula

Coordenador Municipal de Jaborá

Jardel Soster

Jardel Soster

Secretária da Coordenação Municipal de Jaborá

Rosane Ferreira de Lima

Rosane Ferreira de Lima

Coordenador de Organização Sindical

Notícias