Dia da Consciência Negra: Reflexão e Resistência
Que neste Dia da Consciência Negra, possamos honrar Zumbi dos Palmares e todos que lutaram e ainda lutam por justiça e respeito. 🌍✊🏿
SSMCR - Região
Neste 20 de novembro, o Brasil celebra a luta, a resistência e a força do povo negro, que representa 56,7% da população do país, segundo dados da PNAD Contínua de 2024.
Mesmo sendo maioria, a população negra ainda enfrenta desigualdades profundas:
🔹 Rendimento menor: Mulheres negras ganham, em média, 38,9% menos que mulheres não negras e homens negros ganham 41,9% menos que homens não negros.
🔹 Informalidade elevada: 45,2% dos trabalhadores negros estão em empregos informais, sem carteira assinada ou proteção social.
🔹 Subrepresentação em cargos de liderança: Apenas 33% dos cargos de gerência e direção são ocupados por pessoas negras.
Esses números reforçam a necessidade de ações efetivas por igualdade racial e inclusão. Racismo estrutural, falta de recursos e violência ainda são barreiras. Mas isso não pode continuar, a luta antirracista é dever de todos, para a efetivação da Justiça e da Democracia!
✍🏿 Este é o primeiro ano em que a data é considerada feriado nacional, a partir da Lei n° 14.759, sancionada em dezembro de 2023.
Que neste Dia da Consciência Negra, possamos honrar Zumbi dos Palmares e todos que lutaram e ainda lutam por justiça e respeito. 🌍✊🏿
#ConsciênciaNegra #LutaAntirracista #IgualdadeRacial #20deNovembro